quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Distúrbios Alimentares ( fonte Revista Doenças Emocionais,Editora Alto Astral nr 96, Consultoria de Karina Rodrigues , Psicóloga )

A mente exerce influencia sore esses problemas

Quando a mente fica sobrecarregada pode ser que alguma parte do corpo sofra as consequências. Uma dessas partes está ligada à alimentação, fonte vital e indispensável de saúde. É só começar a reparar: há pessoas que, em situações de tristeza e decepção, por exemplo, deixam de comer a acabam emagrecendo; já outras, em contrapartida, descontam suas frustrações nos alimentos e somam alguns quilinhos extras na balança. A relação com o qual os distúrbios alimentares se manifestam em cada pessoa vai depender de uma série de fatores. O grande problema ocorre quando sérias complicações se fazem presentes , como anorexia, bulimia, e compulsão alimentar, particularidades que demandam um cuidado especial. Um padrão de comportamento alimentar inadequado,  que leva ao prejuízo da saúde do indivíduo, pode ser chamado de transtorno alimentar, conta a psicóloga Karina Rodrigues.

Anorexia

Traumas familiares, pessoais ou, na maioria dos casos, a infelicidade com a própria aparência podem levar a uma busca excessiva e desenfreada pela perda do peso, o que resulta em consequências extremamente graves para a saúde. " O indivíduo tem uma visão destorcida do seu próprio corpo, vendo a si mesmo como uma pessoa obesa, quando na verdade está muito abaixo do seu peso minimo. Assim, ele não come para emagrecer ainda mais", comenta Karina.embora os anoréxicos tentem disfarçar muito bem as características da doença, usando roupas largas e fingindo se alimentar  bem em frente aos familiares, existe uma série de sinais que podem ser percebidos, como tristeza, dificuldades em sair de casa, evitar se trocar na frente das pessoas  , recusar repetidas vezes convites para lanchar, entre outros.

Bulimia

Ao contrário da anorexia, a pessoa não deixa de se alimentar, mas sim come demasiadamente e se arrepende depois, provocando o vômito para se livrar de todo o excesso consumido. O resultado? complicações dentárias e gastrointestinais são facilmente detectadas após algum tempo de convivência com o problema. Ao contrário da anorexia , o indivíduo se alimenta bem, e na verdade, até em exagero. Porém, para evitar engordar, o bulímico aposta em técnicas que chamamos de expurgação. Vômitos, tomar laxantes para provocar diarreia ou fazer jejum são os mais comuns" pontua o profissional.

Compulsão Alimentar

O ganho de peso tende a ser o sintoma principal da disfunção, já que a pessoa perde totalmente o controle da quantidade de alimentos que deve consumir para ter uma vida saudável.Esse tipo de problema vem acompanhado, geralmente, de um trauma, uma perda ou até mesmo frustrações ligadas ao trabalho, amizades e relacionamento amoroso. O indivíduo consome alimentos em excesso, muito acima da necessidade dele. Porém, não faz a expurgação, comum á bulimia, esclarece Karina. Descontar as emoções na comida é uma péssima ideia, já que uma série de complicações na saúde podem ser somadas a este fator , como o surgimento de diabetes, pressão alta e enfermidades cardíacas. por isso, vale partir para uma avaliação clínica e buscar ajuda rapidamente.

Vigorexia

Quando a preocupação com o próprio corpo passa dos limites, pode ser que este distúrbio se instale e ocasione danos ao funcionamento do organismo.Graças a uma exposição exagerada de corpos definidos e repletos de músculos esculpidos,  muitas pessoas começam a fazer qualquer coisa para conquistar a silhueta dos sonhos, pagando até mesmo com o seu bem mais precioso , a saúde. É o tipo de alimentação voltada exclusivamente para manutenção de um corpo musculoso. odas as refeições da pessoa são voltadas para esse objetivo, fomenta a psicóloga.

Ortorexia

A preocupação com a saúde é excessiva nesse caso, fazendo com que a pessoa fique obcecada em consumir apenas aquilo que é saudável. Em um primeiro momento, até parece algo positivo, mas com o passar do tempo, a mente passa a aficar tão viciada nesse assunto que outras áreas da vida começam a ser afetadas . É um distúrbio alimentar em que  indivíduo 
fica obcecado pelo que come. A pessoa se permite comer, mas fica preocupada com as escolhas o tempo todo. O valor nutricional do que ela come ( calorias, vitaminas e nutrientes) é o foco de sua atenção. Só se permite consumir o que é saudável, finaliza a profissional.

" Para combater a obesidade muitas pessoas não se sentem bem com a imagem que tem no espelho e por isso, acabam desenvolvendo distúrbio alimentar com a ilusão de ter um corpo perfeito, no entanto, para garantir mais qualidade de vida, o ideal é buscar um especialista em nutrição para assegurar que você perca peso sem prejudicar a sua saúde."

Então se você é uma pessoa que possui distúrbio alimentar como a compulsão alimentar, ou está há anos acima do peso e não consegue perder de jeito nenhum, venha fazer parte da família Afine-se, o maior programa de emagrecimento do Brasil, somos referencia Nacional.


*** Aqui no Bella Brasil você encontra profissionais de saúde para te dar este suporte, tratamento de emagrecimento rápido e saudável , método afine-se, tratamento multidisciplinar com acompanhamento de nutricionista,  não perca mais tempo.



Custo da Avaliação R$ 50,00


          
RUA TUIUTI 1897, SALA 01
TATUAPE SÃO PAULO
AO LADO DO METRO TATUAPÉ

cel. 11 96349 1811 com Cris ( whats )